E Cristo Te Iluminará! (Ef 5.14)

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

ONLINE
1





Testsssss


Coaching

Quem é um O Coach? E o que ele faz?

O coach é o profissional que atua aplicando os conhecimentos que tem e a metodologia do Coaching na vida pessoal, profissional e empresarial das pessoas, contribuindo para que elas alcancem seus objetivos em um curto espaço de tempo.

Por mais que o Coaching seja um tema que já faz parte do dia a dia de muitas pessoas, ainda existem diversas dúvidas relacionadas a ele, principalmente sobre o que de fato é o Coaching, a metodologia que utiliza, como funciona o processo, entre outros pontos.

Além destes, existe também um outro ponto que gera dúvidas e que está relacionado ao profissional que atua por meio desta metodologia, que é o coach. Muitas pessoas ainda não sabem de que forma ele trabalha e, em decorrência disso, diversas confusões são geradas acerca deste assunto.

Para sanar a esclarecer todas as questões que envolvem este tema, hoje vou falar bastante sobre o coach, explicando o que é e o que ele faz, para ajudar as pessoas a alcançarem seus objetivos em um curto espaço de tempo. Continue me acompanhando nesta leitura e confira!

O que é o coach?

O coach é o profissional que atua aplicando os conhecimentos que tem e a metodologia do Coaching na vida pessoal, profissional e empresarial das pessoas, contribuindo para que elas alcancem seus objetivos em um curto espaço de tempo.

É importante enfatizar, que o profissional que atua como coach não pode, em nenhuma hipótese, ser confundido com um terapeuta, por exemplo, ou desenvolver suas atividades como tal, já que o seu foco principal não é tratar questões relacionadas ao passado especificamente. Ele só lança olhar sobre este ponto, em uma sessão de Coaching, para entender as limitações que impedem o coachee (cliente atendido pelo coach) de crescer e alcançar o seu estado desejado.

Depois disso, ou seja, desta breve análise do passado, o que ele faz é focar no futuro e fazer com que o cliente também desenvolva o seu foco nesta direção, contribuindo para que ele enxergue as possibilidades de crescimento que tem, bem como de alcance de seus objetivos.

O Coach, amparado com as técnicas e ferramentas certas do Coaching, te tira do estado atual e te leva para o estado desejado, em um curto espaço de tempo.

Se você não conseguiu atingir seus objetivos por medo, insegurança ou qualquer outro comportamento limitante, o Coach é o profissional que vai te ajudar a eliminar suas crenças sabotadoras e  fortalecer seu mindset, para a construção de novos hábitos, através do autoconhecimento.

Se você já está caminhando em direção a sua meta mas quer chegar bem mais rápido, o Coach certo vai te ajudar a acelerar seus resultados. Tudo isso, utilizando uma metodologia cientificamente comprovada: Coaching.

Você tem o potencial para chegar onde quiser, só precisa saber como acessar suas habilidades e competências plenamente e identificar como alocar sua energia e esforço na direção correta. Como já dizia Walt Disney: “Se você sonhar, você pode fazer”.

Em palavras mais concretas, se você tem capacidade para aprender, raciocinar e colocar seu conhecimento em prática, contando com o método que vai maximizar seus resultados, então,  nada te impede de ir além

O que faz um coach?

Quando falamos na atuação do coach profissional, ou seja, do indivíduo que atua no mercado de forma séria, que fez cursos de formação, é certificado e se especializou para atender seus clientes com excelência, estamos falando uma pessoa preparada para fazer perguntas, questionamentos e provocações a seu coachee, com o objetivo de que ele mesmo enxergue em si o potencial para solucionar seus problemas e conseguir, finalmente, alcançar os objetivos e sonhos que almeja.

Quando estiver frente a frente com um coach, algo que um cliente não deve esperar é que ele ofereça respostas prontas, porque o seu papel é utilizar as ferramentas e técnicas necessárias, para ajudá-lo a desenvolver o seu autoconhecimento e alcançar o seu desenvolvimento pessoal, de forma acelerada, ou seja, em um curto espaço de tempo.

Com isso, o que ele vai fazer é usar os conhecimentos adquiridos com a metodologia do Coaching, para implementar um processo capaz de tirar o coachee da sua zona de conforto, lançando olhar sobre aquilo que mais o incomoda, para que, dessa forma, seja possível observar o que realmente ele busca.

Para quem é o processo de Coaching?

Para qualquer pessoa que esteja decidida e disposta a fazer diferente para atingir seus objetivos. Antes de iniciar um processo de Coaching, você precisa ter claro em sua mente quais são seus objetivos. Para posteriormente, procurar os serviços ou profissional adequado que irá solucionar suas reais necessidades.

Fazer uma autoavaliação é o primeiro passo para identificar em qual área da sua vida você está mais satisfeito e qual área precisa ser melhorada. Certamente, essa área é a que pode estar afetando as outras, e desta forma, criando um círculo vicioso de resultados indesejados.

A autoavaliação não é uma tarefa fácil, até mesmo porque podemos deixar de enxergar algumas situações por estarmos emocionalmente envolvidos nelas, por isso, a importância de realizar um processo de Coaching.

Entre os objetivos que o serviço de um coach pode ajudar a alcançar estão:

Estagnação na carreira;

Falta de motivação no trabalho;

Baixa produtividade;

Promoção no trabalho;

Melhorias nos relacionamentos interpessoais;

Melhoria na relação conjugal;

Gerenciamento de tempo.

Além destas, existem diversas outras demandas nas quais um coach pode atuar. Basta definir o objetivo, que ele utiliza as ferramentas que possui para auxiliar neste processo.

Por que contratar um coach?

A principal razão que faz com que a contratação de um coach seja algo essencial em sua vida é o simples fato de que ele, ao seu lado, faz um planejamento estratégico e traça um plano verdadeiramente eficiente, para que você saia do estado de insatisfação em que se encontra e se direcione para o estado de satisfação plena que deseja alcançar. Tudo isso em um curto espaço de tempo.

Outro ponto que torna a contratação de um coach algo fundamental é que grande parte das pessoas simplesmente enfrenta a dificuldade de dar início ao seu processo de autoconhecimento por si só, o que, realmente e verdadeiramente, não é uma coisa tão fácil assim.

Diante disso, o coach se torna o suporte ideal e que você precisa para realizar este processo, transformando, assim, em um apoio, capaz de ajudá-lo a encontrar em si mesmo as respostas e as saídas de que necessita para atingir suas metas, objetivos e sonhos.

Categorias do Coaching

Quando falamos de nichos de coaching é preciso entender que existem as 3 categorias principais de separação, que, inclusive, são as que um coach profissional pode atuar: Self Coaching, Life Coaching e Business Coaching. Vamos explanar brevemente sobre cada uma a seguir:

Self Coaching

É o autocoaching, onde você vivencia o processo de coaching, para se potencializar como ser humano e profissional.

Life Coaching

É a área de atuação do Coach voltada para o desenvolvimento pessoal, sendo que, dentro desta área, existem inúmeros segmentos, cada um para um objetivo específico.

Business Coaching

É a área de atuação do Coach voltada para o desenvolvimento de profissionais e empresas. Aqui as possibilidades são inúmeras, que podem ir desde desenvolvimento de carreira de uma pessoa específica  até a aplicação do Coaching em grupo, para redução de turn over de um negócio, por exemplo.

Nichos de Coaching

Uma vez que compreendemos as principais categorias de Coaching, vamos entender os nichos com os quais um coach profissional pode trabalhar, que são inúmeros, mas iremos explanar os tipos mais procurados abaixo:

Coach de relacionamento

O Coach de relacionamento é focado em atender casais para ajudá-los a superar algum problema. Afinal, manter relacionamentos duradouros e saudáveis é um dos maiores desafios dos casais. Pois existem diversas variáveis que podem prejudicar a relação, como a rotina, o cansaço, a falta de tempo por conta de trabalho que exige muito e falhas de comunicação.

Outro ponto que pode afetar muito é não saber a linguagem do amor de cônjuge. Isso é fundamental para saber como expressar seus sentimentos de modo que seu parceiro (a) reconheça, entenda e absorva que está sendo dito por você.

As linguagens do amor são: tempo de qualidade, toque físico, presentes, gestos físicos e palavras de afirmação. Essas linguagens foram identificadas no resultado dos estudos realizados pelo Dr. Gary Chapman que possui mais de 30 anos de experiência com aconselhamento de casais e é autor de mais de 30 livros sobre relacionamento afetivo e do best-seller “As 5 linguagens do amor”, traduzido em 32 idiomas.

Coach de emagrecimento

O Coach de emagrecimento é especializado em ajudar pessoas a eliminarem os quilos indesejados através de uma mudança de mindset. Esse profissional vai te ajudar a identificar as causas que te levou ao seu estado  atual, para que juntos, possam elaborar o melhor plano de ação para que atingir seu estado desejado e conquistar mais saúde, equilíbrio emocional e autoestima.

Coach de carreira

O Coach de carreira pode te ajudar em diferentes fases da sua vida profissional, como na escolha da profissão a seguir, preparação para entrada no mercado de trabalho, aprimoramento para conquistar uma promoção, recolocação de mercado, transição para uma nova carreira e até mesmo preparação para aposentadoria.

Coach de liderança

O Coach de liderança vai te ajudar a desenvolver uma gestão eficaz e conquistar aceleração de resultados através da construção de uma equipe de alta performance. Cada processo de coaching é muito particular e varia bastante de acordo com suas necessidades, experiência profissional em cargos de gestão e problemas apresentados.

O processo é conduzido para desenvolver habilidades e competências essenciais de um líder, como inteligência emocional para saber lidar com a pressão e cobranças, gestão de conflitos, desenvolvimento eficiente de planejamento para melhor aproveitamento do tempo, delegação de demanda de acordo com os perfis de profissionais que compõe o time, entre outros fatores.

O Coach corporativo é voltado para atender empresas e organizações. Ele também pode auxiliar em diferentes fases como abertura e expansão de um negócio. Como atendimento em grupo para construir uma cultura de alta performance através do desenvolvimento do quadro de talentos.

O processo pode ser aplicado para objetivos variados, como, realocação de profissionais para cargos e funções mais adequadas conforme o mapeamento de suas habilidades e competências; aumento de motivação, engajamento e comprometimento dos colaboradores para redução de          turnover; melhoria do clima organizacional através do aprimoramento de relacionamento entre colaboradores, entre outros.

Fonte

Faça um Contato Conosco

 

 

 

 Nossos Artigos 

                                                                    Meu Perfil

“Eu realmente só amo a Deus, na proporção em que amo a pessoa que menos amo” (Dorothy Day)     

Pastor, Teólogo, Psicólogo e Formação em Coaching - Personal Life Coaching (Spiritual Life Coaching).

Sou natural de Goiânia, Go. Moro em SP desde 1983. Formei-me em teologia em Belém do Pará, e depois faculdade de teologia e psicologia em SP.  Pastorei em vários lugares do Brasil: Pará, São Paulo, Brasília, Goiânia, Palmas e São Pulo Novamente.  Sou um buscador contumaz da verdade, nunca me conformei com nada menos que a verdade. Depois de tantos anos pertencendo ao sistema religioso, observando a vida e a mensagem de todos os que, também, fazem parte  do mesmo sistema, tanto leigos quanto clérigo; sempre percebi  que a verdade pregada e vivida era sempre relativa, e não transforma, de fato, a ninguém. O novo nascimento que se prega, não é verdadeiro; é um equívoco enorme. Praticamente ninguém nasce de novo, talvez um em um milhão, (não estou julgado), mas foi o que eu sempre vi e vejo. Você não? Seja sincero!  As coisas velhas nunca mudam, pois não há nova criatura. Veja neste site o que penso hoje. Continuo buscado, a jornada é longa e o caminho é infinito. Devemos ser sempre buscadores. Mas para trilhar um caminho é preciso dar o primeiro passo. Só depois de 40 anos tentado enveredar-me por esse infinito caminho da jornada eterna, eu pude dar o  primeiro passo. Quando buscamos a verdade com empenho e vamos descobrindo aos poucos, sofremos muitos impactos. Crenças e paradigmas precisão ser quebrados. E isso custa muito caro para nós. Dogmas e crenças arraigados provocam profundo sofrimento no processo emocional. Por isso a maioria prefere se apegar em suas crenças antigas, sem nunca examiná-las em profundidade, do que ter que romper com elas. Quase sempre essas crenças e dogmas são passados  de geração a geração de milênio a milênio e são aceitos sem questionamento. Jesus disse: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". De que verdade Jesus está falando, você já pensou nisso?  Essa verdade da qual Cristo fala é a verdade pura e cristalina, sem a manipulação do homem. Onde se pode consegui-la? Essa verdade não é encontrada em livros, sejam eles quais forem, nem em dogmas e crenças humanas. Ela só pode ser encontrada no nosso íntimo. O nosso íntimo é um lugar sagrado, onde somente nós e Deus podem acessar. Ninguém pode  invadi-lo para corromper e manipulá-lo, por isso a verdade emana dele  de uma forma plena e confiável. Você já parou para pensar que sua mente pode estar condicionada a ensinamentos milenares, mas que não expressam a verdade?  Pense nisso, qual a garantia que você tem em relação a verdade que sua mente condicionou? 

*********

“Procuro o lado bonito de cada pessoa, suas especialidades, sua luz, as qualidades internas mais  profundas e  reais, atrás das sombras, das fraquezas. Aceito cada uma com sentimento de perdão e misericórdia no meu coração, substituindo as críticas e a visão dos defeitos  por pensamentos que irradiam ausência de julgamento,  e conscientemente gero energia positiva, ajudando a transformar a atmosfera ao meu redor. Crio uma nova forma de pensar gerando paz, serenidade e contentamento”.

wink wink laughing   

 Nossos Artigos