E Cristo Te Iluminará! (Ef 5.14)

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

ONLINE
1





Testsssss


A Dimensão Espiritual do Nosso Ser

🙏 A Dimensão Espiritual do Nosso Ser

 Esta é a dimensão invisível aos nossos olhos do corpo físico e também não sentida pelo ele.

Precisamos entender que a criação da nossa individualidade foi por meio do Eu. O  nosso Eu formou um conjunto quase infinito de impulsos, que podemos chamar de impulsos egoístas que por sua vez compôs o Ego. Foi formada uma resistente e  grande cápsula dos impulsos físicos”, que produziu e encerrou a nossa consciência humana, – criando a nossa personalidade humana. Uma vez que  o Ego governa nossa mente e emoções, pensamentos e sentimentos, ela, (a personalidade) impede-nos (consciência humana) de fazer contato com a FONTE de nossa VIDA e com nossa ALMA.

O nosso VERDADEIRO PROPÓSITO na vida é alcançar o domínio do nosso Ego, estendendo seu pensamento e sentimento para – “AQUELE”... QUE PERCEBEMOS ESTAR POR TRÁS da CRIAÇÃO, pedindo continuamente por iluminaçãoO que precisamos saber é como escaparmos do impulso egoísta possessivo/protetor que foi dado a cada um pelo EU/EGO, para assegurar sua individualidade e sobrevivência e sua aspiração inata para retornar à alegria e felicidade da qual surgiu a VIDA de toda a criação

A única verdadeira energia, a verdadeira Força Vital dinâmica e curativa vem do seu consistente contato com a CONSCIÊNCIA DIVINA. Enquanto você avança para o alto, conhecerá vibrações mais sutis dos planos espirituais, mas não se demore nesses níveis já que são unicamente manifestações de formas físicas superiores de consciência e não devem ser o seu verdadeiro objetivo

A sintonia com a Consciência Divina e o total domínio de si deve ser a sua razão de viver e a sua única meta. Quando a tiver alcançado, tudo o que sempre desejou será seu – de uma forma nova, transcendente e eterna. (Carta 9. 114 e 115)

Cristo disse: “Esta é a razão pela qual vim originalmente à terra e porque venho neste momento – para fazer algo que nenhum cientista jamais poderá fazer para você – ajudar sua alma a emergir dos confins de seu impulso egocêntrico e lançá-la em um novo programa de “vida para os seus pensamentos e emoções”, que expressará diretamente a “Vida da Consciência Pai-Mãe” que foi injetada em você e em toda a humanidade no momento da concepção”.

Cristo disse mais ainda: “Em virtude do próprio ego possuir o ímpeto elétrico da Atividade – Criatividade, e os impulsos magnéticos emocionais de “Ligação – Rejeição”, o que quer que nasça do “impulso do ego” através de seus pensamentos, sentimentos e ações estará carregado de vida física eletromagnética que reproduzirá formas de vida idênticas, que serão finalmente materializadas na vida do ego-criador”.

                  Neste primeiro gráfico abaixo, vemos o quadro de uma pessoa que não se interessa pela área espiritual. Não busca e nem procura saber. Demonstramos no gráficos três camadas de impulsos egoístas, só para ilustra, mas na verdade existem infinitas na vida de uma pessoa adulta. Todas precisam ser rompidas para que acessemos o "Reino de Deus" e vivamos uma Vida Abundante. A batalha para que isso aconteça deve ser ferrenha, contundente e contínua.

Nessas camadas dos impulsos do Eu, estão os impulsos normais e necessários, que são os impulsos da individualidade. Mas também estão os impulsos anormais e prejudiciais, que são os impulsos egoístas, (do Ego) e são estes últimos que precisam ser rompidos no processo de reconexão.

Esse pequeno filete de luz representa a pequena ligação da alma com seu Criador, antes da iluminação. Por ser a alma a centelha Divina, está sempre ligada a Fonte, mesmo que de forma bem tenra. Veja no último gráfico a diferença de luz.

 

 

Deve entender-se que não há nada de mal no impulso do Eu/Ego. Ele é o instrumento necessário da criação. É o indivíduo por si mesmo quem provoca os desequilíbrios na vida, ao dar ao impulso do ego o pleno controle de sua personalidade, sem pensar ou ter consideração por outras pessoas (formando, assim, os impulsos egoístas).

A consciência humana é, na nossa compreensão, inseparável do Ego, uma vez que todos os  nossos desejos, pensamentos, motivações e ações dependem de ambos, da nossa consciência e do nosso Ego. Mas são distintas. O Ego foi criado pela consciência humana, pelo Eu humano. A Consciência Divida injetou a alma na concepção e com a alma foi formada consciência humana, que por sua vez formou o Ego.

O Eu foi formado para preservar o corpo físico para que este possa cumprir a sua missão na vida. Por isso depois da formação do Ego, o mesmo só está voltado aos interesses materiais e a visão de mundo e o que ele possibilita ao homem é através dos cinco sentidos. O problema começa quando a pessoa só dá atenção aos sentidos físicos e esquece-se dos sentidos espirituais.

O nosso ego está intimamente ligado à nossa consciência humana (o eu original), ao ponto de serem quase inseparáveis, tornando-se aparentemente um.

 

"Portanto, o Eu/Ego é o núcleo da personalidade”

 

Portanto, você tem no núcleo do seu ser sua alma – a Realidade Divina e essa é Inteligência Divina/Amor – Divino que é o poderoso Impulso Divino para criar, crescer, alimentar, nutrir, sanar, proteger, satisfazer toda a necessidade em um sistema de perfeita lei e ordem.

 Essa é a Realidade que é a sua alma.

Portanto, quando você tiver superado os impulsos do ego e convidado a ALMA a manter o domínio de seus pensamentos e sentimentos, você será instigado a expressar todos os Impulsos Divinos acima descritos.

Você será tomado por um desejo de promover unicamente o bem supremo de todos os seres vivos e do universo em si. Você terá se tornado um verdadeiro mensageiro da Consciência Divina, expressando todas as Suas qualidades do Ser.

Neste segundo gráfico abaixo, vemos o quadro de uma pessoa que já se reconectou com Deus. Esta é uma pessoa Realizada, Iluminada, que nasceu novamente,  foi liberta, é uma nova criatura e já entrou no "Reino de Deus".

Nessa busca há duas forças, a de Deus e a do homem. Quando alguém começa buscar o "Reino de Deus", começam duas ações: uma da parte do homem e outra da parte de Deus. O homem não está sozinho nessa jornada.

Esta experiência, de reconexão,  promove uma completa mudança na vida humana. A pessoa torna-se Iluminada. Fica livre de todas as suas limitações e fraquezas; realiza a unidade essencial ou a sua identidade com o Ser Supremo. Torna-se livre do ódio, suas dúvidas desaparecem, seus medos deixam de existir e sua fraqueza é suprimida. Assim, a pessoa fica livre para sempre. Todo o seu caráter é transformado. Está desperto!

O que é a Psique?

Até o momento da reunificação da alma com a Consciência Divina, a psique ocupa os recantos mais profundos de sua consciência humana e extrai sua consciência de sua almaEste é o instinto oculto em você que sabe distinguir o certo do errado A psique é intermediária entre a Alma e a consciência humana. Ela matem o elo entre a alma e a consciência humana antes da iluminação. ela matem, mesmo nas pessoas mais depravadas, a consciência de Deus, o senso de alguma coisa boa na sua consciência. Ela está enclausurada no sono da consciência egocêntrica terrena.

O Eu também é formado no momento da concepção. Enquanto a criança se desenvolve, o "Eu" começa a se fazer sentir. Ele é a base de sua personalidade humana que dá a você a individualidade. É a energia de sua consciência humana. É o que o torna único e diferente de todos os demais. Na medida em que a criança vai se desenvolvendo os seus impulsos legítimos de auto proteção e individualidade, vão se distanciando do propósito original e se tornam impulsos egoístas e do "Eu" é formado o Ego. Na iluminação o Ego com seus impulsos são dissolvidos, mas o "Eu" permanece.

O Eu em todo ser humano é unicamente o assento da “consciência terrena”. Ele de maneira nenhuma se assemelha à Realidade Divina que constitui a alma. O impulso egoico pertence unicamente à dimensão terrena e está voltado exclusivamente para conseguir o que quer para fazer a entidade individual feliz, protegê-la dos ataques e assegurar a sua sobrevivência. Ele pisoteará outras entidades ou espécies para alcançar os seus propósitos. Essa força egoica está ativa em todos os seres vivos, desde a minúscula ameba até o rei mais poderoso. 

“Eu vi que o “núcleo” da “Personalidade” ou “ego”, como agora é chamado, tinha sido criado como: “O GUARDIÃO da PERSONALIDADE” e estava irresistivelmente gravado com o impulso magnético para assegurar a INTIMIDADE e SOBREVIVÊNCIA, para proteger a condição do “Eu original” individual. (Carta 5.254). 

Diferença entre o Espírito e a Alma

Quando esta dimensão está no plano espiritual é chamada de espírito e quando está na dimensão do planeta terra, encarnada, é chamada de alma.

 

 

Esta Reconexão é o que Cristo  chamou de "O REINO DE DEUS DENTRO DE VÓS” – DENTRO DE SUA ALMA – DENTRO DOS RECESSOS MAIS PROFUNDOS DE SUA PSIQUE, que é o intermediário em um raio de luz entre o esplendor de sua alma e a sombra do próprio ego

Você também receberá instruções inspiradas para sua vida diária, seja durante a meditação ou como um raio de luz em sua mente quando está em paz e pensando em algum assunto rotineiro. Se não descartar ou rejeitar estas instruções e segui-las – fiel e cuidadosamente – estará dando seus primeiros passos para converter-se – finalmente – em um grande semeador e colhedor de ideias criativas de muito êxito em seu ambiente. Tudo o que estiver conectado com você florescerá e prosperará. Tudo responderá e o abençoará com nova vida.

Quando estiver recebendo abundantemente a Consciência Divina em sua mente, em você mesmo, em cada faceta de sua existência, então começará a ver a enorme diferença. Você voltará a rememorar os momentos de estresse e infelicidade e verá que, gradualmente, as limitações de sua vida terão dado lugar a grandes bênçãos. Isto se torna um processo contínuo em sua vida.

Cristo disse: “Quero que você compreenda inteiramente que vim somente para ajudá-lo a desfazer-se dos pensamentos e emoções indesejáveis, impulsionados pelo ego, que atualmente controlam sua mente.  O meu propósito mais urgente e amoroso é o de tirar você das sombras da existência nas quais atualmente habita, – e levá-lo para o “sol” da iluminação espiritual que espera por você quando dissolver os impulsos do ego, e tornar o Eu unificado com sua alma e o “Pai – Mãe – Vida”, entrando na harmonia do amor incondicional para todos.

Quando vivemos nos impulsos do Ego, nossos pensamentos, sentimentos, atitudes e reações são embasadas em: crítica, sarcasmo,  julgamento, denegrir,  gerar inimizades, intolerância, ódio, os ciúmes, a agressão, os impulsos violentos, os roubos, as falsidades, as relações desonestas difamação. Como começar a desfazer-se de qualquer destas distorções, que você sabe que são parte de sua consciência?  Abra o seu coração e sua mente para a Consciência Divinapara que te ajude a dissolver todos os impulsos egoístas do ego.

Na medida em que você, agir através da meditação, auto-observação, vigilância, oração e pela disciplina da sua mente. Sabemos que os pensamentos geram sentimentos, que por sua vez geram motivação e ações. Por isso gosto muito da recomendação do Apostolo Paulo, quando diz: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Fp 4.8).

Quando você estiver novamente reunido com a Fonte de seu Ser, terá alcançado seus verdadeiros propósitos na Terra. Terá cumprido sua verdadeira missão na eternidade. E então – deixe sua VIDA REAL começar! Você terá entrado no Reino dos Céus!

Quando uma pessoa adentra a dimensão espiritual e é impregnada com características da “VIDA”, essa pessoa começa a compreender e por fim SABER que o impulso egoico humano de “olhar apenas para o eu1”, em realidade fecha a ALMA para o contínuo fluxo da VIDA DIVINA na mente, no coração, no corpo, nas relações e nas experiências diárias.“Pensar em si mesmo” é uma experiência terrena, humana. (Carta 8.60)

A entrega total e sincera da personalidade ao “PAI – VIDA” remove a barreira entre a dimensão espiritual e a almaA pessoa já não tem que “pensar em si mesma”. Tudo o que a VIDA DIVINA é agora flui no corpo, na mente, no coração, nas experiências e nas relações do indivíduo. Tal pessoa vive guiada pelo “instinto” e segue o seu coração, o que se revelará perfeito no longo prazo (Carta 8.61)

Nesse último gráfico, podemos entender uma pessoa no estado de plena iluminação. Já não há mais camadas de impulsos do ego. Somente luz! Aí cumpri-se-á na experiência o que Jesus disse: "Vós sois a luz do mundo". E o salmista disse: "Porque fazes resplandecer a minha lâmpada; o SENHOR, meu Deus, derrama luz nas minhas trevas" (Sl 18.28).

 

 

 

Lembre-se, ao se aproximar dos outros, de ser cuidadoso com seus “egos”. Esse é o único meio que possuem para a sobrevivência interior até que eles tenham conquistado uma real e duradoura visão da Consciência Divina e que percebam que têm dentro de si algo que é transcendente a eles mesmos – uma fonte de força, poder e inspiração. (Carta 8.227). Cada impulso egoico, pode ser chamado por um ego. Cada mal hábito, vício, comportamento negativo arraigado em nossa consciência, pode ser chamado de ego.

 A meu entender temos apenas uma mente em camadas: a primeira camada é a parte consciente, a depois o chamado Subconsciente e partir destas duas camadas, temos o Inconsciente,  que se subdividem em várias camadas de memórias. O consciente tem a ver com o presente, como o momento do agora. O Subconsciente envolve as memórias de curto e médio prazos. Já o Inconsciente tem a ver com as memórias a longo prazo e até o infinito. As memorias de curto prazo no subconsciente pede ser restauradas com esforço normal de nossas mentes conscientes, sem ser necessário recorrer alguma técnica, já as de médio prazo, só com técnicas, como por exemplo, a hipnose. Em relação ao Inconsciente, as memórias só podem ser acessadas, quando a mente é iluminada. Ou via técnica TVP (para quem acredita em reencarnação). Essa dimensão envolve todo o conhecimento fora do espaço/tempo, disponível ao homem. É um conhecimento atemporal. Está profundamente vinculada à Consciência Divina.

A partir do Inconsciente, pode-se ser acessar a consciência cósmica. A coletividade de todas as consciências/conhecimentos que existem e que já existiram e que ainda existirão, inclusive a Divina. Consciência é conhecimento e inconsciência é falta dele. Na medida em que a nossa consciência se expande, a nossa inconsciência, de alguma forma, diminui. A nossa consciência pode progredir em sua expansão até as profundezas de Deus. Quando neste processo superamos as camadas do Subconsciente, das várias memorias que estão ali, desabrochamos na consciência coletiva e na Consciência Divina. A Nossa inconsciência é composta com várias camadas de memórias, para serem reveladas: de longo e infinito prazo.

A ciência descobriu que vivemos com apenas 5% + / - da capacidade de nossa mente. isso significa que a nossa consciência teria 5% e a nossa Inconsciência, incluindo o Subconsciente,   95%.  Particularmente, olhando pelo aspecto espiritual, acredito  que é impossível saber, pois  o nosso Inconsciente é infinito. Se é infinito, não dá para mensurá-lo, então não podemos saber com qual percentual vivemos. O que   podemos saber é que usamos apenas uma ínfima parte da nossa mente infinita, e que precisa ser expandida até o infinito, além do Espaço/Tempo. Pois agora vivemos a nossa consciência  que está no Espaço/Tempo. A ciência só pode mensurar o nosso cérebro e não a nossa mente.

 

 Nossos Artigos 

                                                                    Meu Perfil

“Eu realmente só amo a Deus, na proporção em que amo a pessoa que menos amo” (Dorothy Day)     

Pastor, Teólogo, Psicólogo e Formação em Coaching - Personal Life Coaching (Spiritual Life Coaching).

Sou natural de Goiânia, Go. Moro em SP desde 1983. Formei-me em teologia em Belém do Pará, e depois faculdade de teologia e psicologia em SP.  Pastorei em vários lugares do Brasil: Pará, São Paulo, Brasília, Goiânia, Palmas e São Pulo Novamente.  Sou um buscador contumaz da verdade, nunca me conformei com nada menos que a verdade. Depois de tantos anos pertencendo ao sistema religioso, observando a vida e a mensagem de todos os que, também, fazem parte  do mesmo sistema, tanto leigos quanto clérigo; sempre percebi  que a verdade pregada e vivida era sempre relativa, e não transforma, de fato, a ninguém. O novo nascimento que se prega, não é verdadeiro; é um equívoco enorme. Praticamente ninguém nasce de novo, talvez um em um milhão, (não estou julgado), mas foi o que eu sempre vi e vejo. Você não? Seja sincero!  As coisas velhas nunca mudam, pois não há nova criatura. Veja neste site o que penso hoje. Continuo buscado, a jornada é longa e o caminho é infinito. Devemos ser sempre buscadores. Mas para trilhar um caminho é preciso dar o primeiro passo. Só depois de 40 anos tentado enveredar-me por esse infinito caminho da jornada eterna, eu pude dar o  primeiro passo. Quando buscamos a verdade com empenho e vamos descobrindo aos poucos, sofremos muitos impactos. Crenças e paradigmas precisão ser quebrados. E isso custa muito caro para nós. Dogmas e crenças arraigados provocam profundo sofrimento no processo emocional. Por isso a maioria prefere se apegar em suas crenças antigas, sem nunca examiná-las em profundidade, do que ter que romper com elas. Quase sempre essas crenças e dogmas são passados  de geração a geração de milênio a milênio e são aceitos sem questionamento. Jesus disse: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". De que verdade Jesus está falando, você já pensou nisso?  Essa verdade da qual Cristo fala é a verdade pura e cristalina, sem a manipulação do homem. Onde se pode consegui-la? Essa verdade não é encontrada em livros, sejam eles quais forem, nem em dogmas e crenças humanas. Ela só pode ser encontrada no nosso íntimo. O nosso íntimo é um lugar sagrado, onde somente nós e Deus podem acessar. Ninguém pode  invadi-lo para corromper e manipulá-lo, por isso a verdade emana dele  de uma forma plena e confiável. Você já parou para pensar que sua mente pode estar condicionada a ensinamentos milenares, mas que não expressam a verdade?  Pense nisso, qual a garantia que você tem em relação a verdade que sua mente condicionou? 

*********

“Procuro o lado bonito de cada pessoa, suas especialidades, sua luz, as qualidades internas mais  profundas e  reais, atrás das sombras, das fraquezas. Aceito cada uma com sentimento de perdão e misericórdia no meu coração, substituindo as críticas e a visão dos defeitos  por pensamentos que irradiam ausência de julgamento,  e conscientemente gero energia positiva, ajudando a transformar a atmosfera ao meu redor. Crio uma nova forma de pensar gerando paz, serenidade e contentamento”.

wink wink laughing   

 Nossos Artigos